sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Filigranas

Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e bolinhas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata. Veja como criar este delicado trabalho com glacê real, perfeito para bolos, cupcakes ou bolachas. Vai precisar de:

Aguarde a pasta secar um pouco antes de começar o trabalho, vai facilitar se ocorrer algum erro para retirar o glacê e também evita marcas de dedos, especialmente em bolos. 


Filigranas são feitos de uma série de S e C. Comece pelo centro e vá trabalhando para fora. É interessante deixar uma bolinha no começo. Utilize o bico na posição vertical, comece com o bico quase encostando na superfície e levante ligeiramente deixando o glacê cair fazendo o movimento desejado, mantendo sempre a mesma pressão. No final volte a tocar a superfície, parando a pressão e retirando o bico.


Depois faça um C, encostando numa parte do trabalho anterior. Mantenha os desenhos pequenos e harmoniosos para um resultado delicado. 


Continue trabalhando de modo que os desenhos fiquem conectados em algum ponto.


Continue até cobrir a superfície desejada. Se quiser a versão com mais bolinhas, faça pontinhos de glacê dentro dos espaços.
Agora já pode treinar para o Natal fazendo os filigranas dourados…Veja como ;) vai precisar de:
  • pó comestível dourado
  • vodka ou álcool de cereais
  • pincel fino – 00 ou similar

Num recipiente pequeno de plástico ou vidro misture o pó dourado com um pouco de vodka. 


Misture bem com um palito – não use o pincel para fazer isto, pois pode danifica-lo. Não deixe a mistura muito líquida. Vá acrescentando vodka aos poucos – é provável que tenha que acrescentar um pouco mais depois de algum tempo pois ela evapora rapidamente.


Espero o glacê real estar bem seco antes de começar a pintura.


Bons Trabalhos ;)











Sem comentários:

Enviar um comentário